Basta esfriar um pouco e as pessoas já querem subir a serra de Campos do Jordão (SP), descer para São Joaquim (SC) ou fazer um tour por Gramado (RS). São destinos muito elegantes, ainda mais quando as temperaturas estão baixas. Mas, não são as únicas opções para turistas que querem aproveitar o friozinho e dar uma escapada de alguns dias ou num fim de semana. Para onde mais é possível viajar com as temperaturas lá embaixo? Dóren Faria, consultora de viagens da Criattiva Turismo, dá dicas de destinos super legais, mesmo no frio.
“O frio é um ingrediente muito convidativo para viajar a lugares que não são tão procurados nessa época. Entretanto, é possível escolher destinos surpreendentes, que podem ser boas opções”, ressalta Dóren. De acordo com ela, os lugares bons no frio não precisam necessariamente ter vinho e lareira. “Basta estar preparado para receber o viajante ou turista e oferecer atrativos que possam ser desfrutados, mesmo com frio”, ressalta a consultora. Veja alguns destinos:
Hotel Fazenda: quem disse que o frio não é ideal para estar num hotel fazenda? Gastronomia, piscina coberta e aquecida, sauna e, até mesmo, uma boa caminhada podem ser atrativos muito convidativos. Aliás, a caminhada fica até menos desgastante no frio e, dependendo do lugar, pode haver uma paisagem linda para ser contemplada, ainda mais porque, no inverno, há menos neblina e a vista fica ainda melhor. O Hotel Fazenda Itáytyba, em Tibagi (PR), é uma excelente opção e tem diversos pontos turísticos muito próximos, como montanhas, cânions e morros.
Parque Aquático: sim, é isso mesmo! Dá para aproveitar tranquilamente os mais variados complexos aquáticos, apesar das baixas temperaturas. Se não forem os empreendimentos localizados no Nordeste, quando os termômetros continuam altos mesmo no inverno, podem ser os que têm piscina aquecida ou águas termais. No Paraná, o Aguativa e o Termas de Jurema são algumas das referências. Entre as vantagens estão a baixa lotação, as filas menores nos atrativos e, claro, as possibilidades de preços mais baixos, além de poucas chuvas, já que o inverno é de tempo mais seco.
Cabanas e Chalés: esses empreendimentos são dos mais procurados no inverno, justamente, porque têm elementos típicos para curtir essa época do ano. Uma lareira no quarto, uma jacuzzi ou ofurô e, normalmente, ficam no meio da mata, perto de uma cachoeira, no alto de uma montanha. Em Manoel Ribas (PR), a Cabana Stones oferece acomodações de alto padrão com um conforto invejável e com tudo o que se tem direito. Já em Guapirama (PR), as acomodações são mais simples, mas, igualmente ideais para passar um fim de semana gostoso, em casal ou em família. Aliás, o Paraná é repleto de acomodações desse tipo, seja em Campina Grande do Sul ou na região de Curitiba.
Estâncias: tradicionalmente procuradas em épocas mais quentes, muitas das quais têm em suas propriedades trilhas de mata fechada e cachoeiras, além de lagos e lagoas de água fria para banho, as estâncias também podem se converter em excelentes opções de lazer também no frio. Não apenas pela preguiça do friozinho de uma manhã ensolarada, mas, sobretudo, pela oportunidade de acender uma fogueira e petiscar ou degustar um marshmallow quentinho, tudo harmonizado com um bom vinho. E nada melhor que tudo isso ao som de um bom violão, entre amigos. Não vale a pena? No Paraná, procure por Estância Cachoeira, um local ideal para a família.
Praias: por que não ir à praia? Tanto para quem quer fugir do frio e procurar um local mais quente quanto para quem quer apenas “pôr os pés na areia” ou “salgar os pés”. As praias que têm temperaturas mais frias podem ser destino ideal para quem prefere um lugar mais calmo, mais vazio e, assim, se esticar numa cadeira à beira mar, ler um bom livro, tomar um bom vinho e apreciar uma boa companhia. A maresia vai bem em qualquer época do ano e quem não dispensa uma praia tem tudo para aproveitar esse tipo de viagem.