Manobras políticas, como a redução do ICMS dos combustíveis, e queda do preço internacional do barril de petróleo ajudaram a derrubar o valor pago pelo consumidor pela gasolina no Brasil, nas últimas semanas. Infelizmente, a diminuição não chegou aos preços das passagens de avião e de ônibus, que não acompanharam esse movimento. Com isso, ficou mais atrativo pegar a estrada e viajar de carro. Será que está na hora de programar uma viagem com os amigos?
“Embora essa redução seja nitidamente uma manobra política, ela impacta muito no orçamento das famílias. Portanto, quem estava programando uma viagem, seja com os filhos ou com os amigos, poderá voltar a considerar pegar a estrada, em vez de ir de avião ou de ônibus”, explica Iza Simão, consultora de viagens da Criattiva Turismo.
De acordo com ela, é preciso aproveitar o momento, já que é muito provável que os preços voltem a subir mais para frente. “A conta dessa redução vai chegar em algum momento, seja daqui seis meses ou um ano, por isso, quem tiver a oportunidade, pode considerar uma viagem, mesmo que para destinos mais próximos”, diz.
A dica de Iza é programar pequenas viagens, para destinos mais próximos do local de origem. “O combustível mais barato permite que as pessoas visitem, por exemplo, cachoeiras mais perto, resorts próximos e cidades vizinhas. Claro que é possível realizar uma viagem mais longa, que vai acabar encarecendo por conta de outros fatores, como reservas e hospedagens, além da alimentação”, ressalta a consultora de viagens.
Conforme Iza Simão, é hora de conhecer atrações turísticas que estão pertinho de onde o turista mora. “A gente mora num lugar e nem sempre conhece tudo o que se tem para conhecer. Então, o combustível mais barato facilita ir e vir, possibilitando realizar uma pequena viagem super legal, aproveitando o tempo curto que se tem”, avalia.