A chuva é uma necessidade do mundo, mas, um item incômodo em qualquer viagem, para qualquer lugar do mundo. Por isso, como tudo na vida, é preciso sempre ter um planto alternativo para o caso de o turista se deparar com o tempo ruim durante a sua temporada em algum destino dos sonhos. Pesquisar antes de ir, conferir a previsão do tempo e tantas outras pequenas ações podem contribuir para não passar estresse. “Afinal, ninguém quer ter surpresas desagradáveis numa viagem tão sonhada”, afirma Dóren Faria, consultora de viagens da Criattiva Turismo.

De acordo com Iza, todo mundo está sujeito a se deparar com uma chuva ou um tempo nublado durante uma viagem, seja na praia ou em qualquer outro destino. “Hoje já temos recursos para saber se o local estará chuvoso ou não. Além disso, existem inúmeras possibilidades para evitar que a chuva estrague os passeios”, afirma Dóren. A consultora recomenda evitar atrações a céu aberto, como passeios a pé no centro, feirinhas, parques, montanhas, mirantes e praias. “É preferível programar passeios em locais fechados.”

Com chuva, dá para fazer uma programação diferente numa viagem (Foto: Pixabay)

Entre as opções, estão os museus. Entretanto, nem todo mundo gosta de gastar um período ou um dia todo observando quadros e esculturas. “Para além dos museus tradicionais, também é possível programar visitas a igrejas históricas, a prédios públicos, fábricas, castelos, teatros, shoppings, parques de diversão indoor. E, claro, os museus temáticos: de carros, de cera, de dinossauros, entre outros”, sugere Dóren. No rol de programas culturais, estão ainda as bibliotecas e livrarias.

Por outro lado, dá para concentrar os rolês gastronômicos todos em dias de chuva. “Ir a um restaurante famoso, a uma cafeteria que é referência, a um show de tango na Argentina, de cancan na França, podem ser excelentes opções para gastar o tempo em um ambiente fechado”, recomenda a consultora de viagens. E por que não aproveitar para fazer compras? “Tem destinos nos quais a gente sempre leva umas lembrancinhas ou itens que só vamos encontrar por lá. Esse pode ser o momento.”

Se, porventura, a viagem é numa temporada mais longa, em hospedagens como hostels ou alugueis por período, então pode ser o momento de lavar as roupas, ir ao supermercado. “Ou, simplesmente, relaxar. Já pensou curtir uma cabana de frente para uma montanha chuvosa tomando banho de ofurô e tomando vinho com a lareira aquecida? Nesse caso, a chuva é ingrediente fundamental!”, ressalta Dóren.