Uma greve geral em diversas companhias aéreas europeias tem afetado os voos no mundo todo e provocado demora de dias no embarque de alguns passageiros, atrasos e até cancelamentos. Passageiros brasileiros querendo voltar ao país, principalmente, a partir de Portugal, têm encontrado dificuldades. Um deles até viralizou ao conceder uma entrevista a uma emissora local contando os perrengues que passou em seis dias no mesmo aeroporto. Mas, o que é preciso fazer quando imprevistos e situações como essa acontecem?
“A retomada dos voos no pós-pandemia tem provocado diversas complicações nos aeroportos. Nessa época do verão europeu, além das greves dos funcionários, as companhias aéreas têm sofrido com surtos de covid-19 e com falta de mão de obra. E essa é uma combinação perfeita para o caos nos aeroportos. Entretanto, é preciso que cada passageiro tenha paciência e saiba quais os passos corretos”, afirma Iza Simão, consultora de viagens da Criattiva Turismo. De acordo com ela, o ideal é, em primeiro lugar, resolver o problema da viagem, no caso de ter sido cancelada. A seguir, ela dá algumas dicas do que é preciso fazer em situações extremas.
1.Remarcar o voo: se o voo está atrasado ou cancelado, tente imediatamente remarca-lo. Isso porque pode ser que o passageiro tenha algum compromisso no destino para onde vai e os atrasos e cancelamentos podem interferir em questões pessoais e profissionais. Então, antes de tudo, tente garantir a sua viagem diretamente com a companhia aérea.
2.Informações: recolha todas as informações importantes e necessárias acerca dos atrasos e cancelamentos, do que a companhia aérea está fazendo para resolver o problema. Muitas coisas acontecem independentemente da empresa, que precisa tomar atitudes e decisões rápidas. Mas, se isso não acontecer, o viajante estará municiado de informações para acionar seus direitos nos órgãos competentes ou na Justiça, posteriormente.
3.Malas extraviadas: fique atento às bagagens. Em tempos de problemas e imprevistos nos aeroportos, é muito fácil que as companhias aéreas percam ou desviem bagagens, o que será um fator de complicação na resolução dos problemas. Então, se o passageiro estiver viajando apenas com bagagem de mão, não despache, mesmo se for recomendado. Ou, se houver mala despachada, confira se a identificação do destino está correta e evite problemas futuros.
4.Hotéis: atrasos e cancelamentos de voos interferem em reservas de hotéis e passeios, principalmente, se o turista estiver no início ou no meio da viagem. Dessa maneira, será preciso avisar os locais onde houver hospedagem reservada e/ou passeios contratados acerca dos imprevistos ocorridos. Isso evita transtornos e possibilita remarcações.
5.Consultoria: se o passageiro tiver contratado uma consultoria de viagens, terá todo o apoio de suporte necessários para resolver os problemas enfrentados. Assim, haverá menos preocupações já que a empresa poderá se ocupar de reorganizar a viagem conforme o imprevisto ocorrido.